O que é Microcredencial?

Não existe uma definição absoluta para microcredenciais no Brasil ou em qualquer outro lugar, em termos de período de estudo, abrangência de conteúdo ou formas específicas de avaliação. Esses componentes são, no entanto, amplamente reconhecidos como as principais características das microcredenciais:

Um foco baseado em habilidades e competências para aprender otimisando o tempo, curto e focado em uma gama estreita de habilidades e competências. A competência é avaliada como uma habilidade ou comportamento demonstrável, variando entre as microcredenciais. A qualidade é assegurada por meio de avaliações de colegas e da indústria.

Indústria reconhecida.

Muitas microcredenciais são desenvolvidas em conjunto com a indústria ou com base em declarações de organizações da indústria sobre as habilidades e competências que procuram. Personalizado com a combinação certa de microcredenciais para atender às necessidades individuais dos alunos.

Modular e empilhável.

Algumas microcredenciais são experiências “únicas” de aprendizado e avaliação, enquanto outras são módulos que podem ser empilhados para criar uma qualificação.

Compartilhável.

A qualificação é colocada em uma carteira digital ou e-portfólio que o aluno pode compartilhar com empregadores ou instituições de ensino. No Canada, por exemplo, é amplamente aceito que uma microcredencial é “transcritível”, o que significa que aparecerá na transcrição da faculdade ou universidade de um aluno e será depositada em sua carteira digital ou portfólio eletrônico.

O que não está acordado é quanto tempo leva para adquirir uma microcredencial (variando de acordo com o conteúdo) ou com a portabilidade entre países e sua garantida.

As microcredenciais não são:
  • Baseado no tempo do curso
  • Um modelo que serve para todos
  • Como aulas ou cursos online tradicionais
  • Disponível apenas em horários definidos
  • Sobre a aquisição de conhecimento (ao contrário, trata-se de aplicar conhecimento e capacidade por meio do domínio de uma competência demonstrável)

No Canadá, uma universidade desenvolveu uma estrutura para microcredenciais, que está sendo usada para moldar uma abordagem em todo território de Ontário.

Na Europa, um consórcio de provedores de MOOC procurou criar uma estrutura sugerindo que as microcredenciais representam o equivalente a 100-150 horas de estudo em uma universidade ou faculdade.

Em agosto de 2020, a Comissão da UE propôs este projeto de definição de uma microcredencial:

“Uma microcredencial é uma prova reconhecida dos resultados de aprendizagem que um aluno alcançou após uma curta experiência de aprendizagem, de acordo com padrões e requisitos transparentes e mediante avaliação.

A prova consta de um documento certificado onde constam o nome do titular, os resultados de aprendizagem alcançados, o método de avaliação, a entidade adjudicante e, quando aplicável, o nível do quadro de qualificações e os créditos obtidos. As microcredenciais são de propriedade do aluno, são compartilháveis, portáteis e podem ser combinadas em credenciais ou qualificações maiores.”

2. Mecanismos de ensino

As microcredenciais podem ser oferecidas de várias maneiras:

  • Cara a cara;
  • Híbrido;
  • Aprendizagem totalmente online.

O modo de entrega varia de acordo com a natureza do conteúdo e avaliação. A maioria das microcredenciais estão disponíveis por meio de aprendizado on-line, e o foco principal são os cursos sob demanda e a avaliação de competências sob demanda, mas não há limitações para os cursos oferecidos presencialmente ou por meio de aprendizado combinado.

3. Os provedores

As microcredenciais são oferecidas por empresas, faculdades, universidades, órgãos profissionais, organizações de licenciamento e por meio de parcerias entre educação e negócios.

Aqui estão alguns exemplos:

Corporações

A EY (anteriormente conhecida como Ernst & Young) começou a oferecer seus próprios badges para aprendizado em 2017 e agora oferece mais de 200 cursos baseados em badges na plataforma Acclaim .

A Amazon investiu US$ 700 milhões em atividades de aprendizado on-line para sua equipe e oferece aos usuários do Amazon Web Services (AWS) a oportunidade de obter certificações.

A CISCO está usando a plataforma Acclaim para oferecer microcredenciais para que os alunos desenvolvam habilidades que lhes permitam usar a tecnologia da CISCO.

A Siemens desenvolveu um conjunto de crachás digitais para alunos do ensino fundamental e médio com o objetivo de fortalecer sua compreensão e habilidades em assuntos STEM.

A IBM oferece mais de 1.500 badges e mais de 100 certificados para seus funcionários, parceiros e clientes com foco em tecnologias, gerenciamento de projetos e inteligência artificial.

Faculdades

Muitas faculdades canadenses oferecem microcredenciais há algum tempo, incluindo o Bow Valley College de Alberta (Alberta).

O Humber College de Ontário oferece credenciais empilháveis modulares que levam a um Certificado Profissional de Arquitetura REVIT.

O Sheridan College, em Ontário, oferece três microcredenciais em habilidades de alta demanda .

O eCampusOntario está apoiando 36 projetos de microcredencial em Ontário, com programas oferecidos em universidades e faculdades.

Universidades

A OCAD University oferece mais de 25 microcredenciais, incluindo em realidade virtual e design digital.

O Power-Ed da Athabasca University oferece microcredenciais em gerenciamento de projetos, transformação digital e liderança.

A University of Wisconsin-Extension e cinco outras (UC Davis, UC Irvine, Georgia Tech, University of Washington e University of Wisconsin) fizeram parceria com a The Learning Store, que começou a postar cursos em 2016 para aumentar o acesso a seus cursos . Os alunos podem comprar cursos e fazer uma avaliação para ganhar um distintivo de US$ 25 a US$ 150 com um investimento de tempo de 3 a 30 horas.

Parcerias

A McMaster University Continuing Education e o National Institutes of Health Informatics (NIHI) lançaram um programa de microcertificação de análise de dados online em 2020.

O Power-Ed da Athabasca University em parceria com a Rick Hansen Foundation oferece certificação em acessibilidade.

Outras organizações

Wellness Works Canada fornece certificação para profissionais e especialistas em bem-estar e saúde no local de trabalho.

Os sistemas escolares, incluindo o Departamento de Educação da Flórida, desenvolveram conjuntos de microcredenciais para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento profissional.

Educause, a rede colaborativa de profissionais de tecnologia educacional nos EUA, oferece um conjunto de suas próprias microcredenciais.

Diferentes microcredenciais oferecidas por essas várias organizações são percebidas pelos empregadores como tendo valor variável, dependendo da qualidade das avaliações de competências e da gama de competências cobertas pela credencial.

5. Prova de capacidades

As microcredenciais são digitais e são postadas no e-portfólio ou carteira eletrônica do aluno. Uma vez postados, eles são “propriedade” e gerenciados pelo aluno.

Um e-portfólio é uma forma de carteira digital. À medida que um crachá ou certificado é obtido, ele é automaticamente depositado na carteira do aluno, permitindo que ele controle quem pode ver quais credenciais e quando. Também é possível para o emissor limitar o tempo de uso do crachá ou certificado, garantindo que conhecimentos e habilidades desatualizados não continuem aparecendo. No Canadá, todos os registradores de faculdades e universidades concordaram em princípio em mudar para credenciais digitais usando a plataforma desenvolvida pela Digitary, uma plataforma blockchain desenvolvida na Irlanda.

Se uma habilidade ou competência ficar desatualizada, por exemplo, uma nova maneira de realizar um processo ou competência específica se tornar atualizada, e é possível que o emissor revogue a antiga credencial. Por exemplo, quando as diretrizes para CPR foram alteradas em 2010, um certificado digital de CPR emitido antes dessa data poderia receber uma data de validade exigindo que o titular atualizasse suas habilidades e competências.

6. Crachás e microcredenciais: As distinções.

Existem distinções entre crachás digitais e microcredenciais. A principal diferença é se a credencial é “transcritível” ou não, o que significa que pode aparecer em uma faculdade tradicional ou histórico universitário.

Para elaborar: 

As microcredenciais estão relacionadas a um conjunto formalmente aprovado ou aceito de padrões ou competências.

As microcredenciais são ensinadas formalmente por um professor ou mentor que é responsável por garantir que o aluno aprenda e demonstre a expectativa de concessão da microcredencial.

As microcredenciais podem ser acumuladas para obter uma credencial reconhecida por outras instituições.

Os emblemas, por outro lado, podem ser para qualquer coisa e concedidos por qualquer pessoa. O valor está em aprender a habilidade ou conhecimento específico.

7. Avaliação de competências

Algumas microcredenciais podem ser obtidas apenas por meio de avaliação, sem requisitos de frequência ou estudo do curso.

Os alunos não precisam frequentar os cursos on-line ou pessoalmente para garantir a certificação. Eles devem demonstrar sua competência por meio de avaliação.

Algumas plataformas estão sendo utilizadas para capturar competências por meio de vídeo, áudio, texto ou combinações desses meios, que podem ser avaliadas independentemente de qualquer curso específico por um avaliador qualificado. Para garantir a qualidade, a avaliação pode ser validada por um validador experiente que pode revisar o julgamento dos avaliadores.

Um exemplo de avaliação de competências é o programa Microsoft Certification. O exame é chamado quando o aluno acredita ter dominado as habilidades e competências para um nível e tipo de certificação específicos. Depois que a avaliação é realizada e as habilidades são avaliadas, a certificação pode ocorrer independentemente de o indivíduo ter participado ou não de cursos, realizado auto-estudo ou aprendizagem baseada no trabalho, ou treinado por um colega, amigo ou parente.

Módulos em vários graus e diplomas da Universidade de Wisconsin podem ser avaliados sob demanda por meio de seu programa flexível, inclusive em negócios e comunicações técnicas, gerenciamento de projetos, enfermagem, TI e outros programas.

8. Créditos acumuláveis

Algumas microcredenciais podem ser “acumuladas” e usadas em programas de obtenção de crédito.

Por exemplo, os cursos realizados e concluídos no programa de Desenvolvimento de Liderança e Gestão da Athabasca University podem ser acumulados para criar um certificado, que por sua vez pode ser transferido para o MBA dessa universidade como uma opção de crédito completa. Outro exemplo é o MicroMasters do MIT, que é combinado com cursos da Arizona State University para se tornar um mestrado.

As organizações canadenses estão explorando como as microcredenciais podem ser usadas no banco de crédito e na transferência de crédito.

9. Créditos fiscais

Os alunos canadenses podem pagar uma parte do custo de uma microcredencial por meio de vários créditos fiscais do Governo do Canadá:

Crédito de treinamento no Canadá

Desde 2019, o Canadá fornece um crédito fiscal para os custos de ensino para atividades de aprendizado fornecidas por um provedor legítimo. $ 250 em um determinado ano estão disponíveis (e podem ser acumulados) até um limite vitalício de $ 5.000. Isso é separado e distinto do crédito de matrícula existente.

Desde 2017, os canadenses podem reivindicar um crédito de matrícula para cursos e programas de estudo relacionados a habilidades oferecidos por uma instituição educacional ou provedor de treinamento reconhecido.

10. O que os empregadores querem?

Os empregadores estão cada vez mais interessados em habilidades demonstráveis e um claro compromisso com a aprendizagem ao longo da vida ao contratar.

Um estudo da Northeastern University (EUA) mostra uma mudança significativa no foco das credenciais formais de graduação e diploma para evidências claras de habilidades e competências. 

23% das empresas pesquisadas já preferem evidências baseadas em habilidades em vez de diplomas.

39% indicaram que estavam se movendo nessa direção.

64% viram as microcredenciais como demonstrando um compromisso com a aprendizagem ao longo da vida – algo que eles valorizam muito.

Muitos (55%) viram as microcredenciais diminuindo gradualmente a ênfase na contratação baseada em diploma.

Várias empresas, incluindo Google, EY, Penguin-Random House, Costco, Whole Foods, Hilton, Publix, Apple, Starbucks, Home Depot, IBM, Bank of America e Lowe’s, não usam mais diplomas como um dos principais requisitos de contratação.

A chave que abre portas

As microcredenciais são cada vez mais vistas como a chave para o futuro do trabalho e da aprendizagem e para garantir que a entrada na força de trabalho se torne mais acessível a mais pessoas.

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