10 soluções rápidas para problemas de estudo comuns

As recompensas por estudar estão bem documentadas: melhores perspectivas de carreira, aumento da auto-estima e potencial para ganhar um salário mais alto.
Mas tudo isso é fácil de esquecer quando você encontra um obstáculo inesperado e aquela linha de chegada pode parecer que está muito longe. Se você se encontra nessa situação, é importante não se sentir sobrecarregado. Então respire fundo, conte até três e leia nossas 10 soluções rápidas para 10 problemas de estudo muito comuns…

1. Você não entende algo

Todos nós conhecemos a sensação de estar sentado em uma sala de aula ou sala de aula, totalmente confuso, mas todos ao seu redor parecem não ter nenhum problema. É uma experiência frustrante, mas simples de resolver: basta falar! Se for um novo tópico ou conceito, você pode garantir que não é a única pessoa com dificuldades e os tutores sempre terão prazer em explicar algo novamente.

2. Você acha um assunto chato

Sejamos honestos, com tantos módulos em cada curso de graduação não é improvável que pelo menos um não seja interessante para você. Quando isso acontece, pode ser ainda mais difícil do que o normal motivar-se para fazer a leitura e as tarefas. Tente encontrar um ângulo dentro do tópico que lhe interessa, ou apenas se esforce e fique feliz porque a maioria dos módulos dura apenas algumas semanas!

3. Você perdeu a motivação para o curso

Isso é muito comum quando você está no meio de um curso que dura vários anos; às vezes pode parecer que você está preso em uma esteira interminável de leitura, tarefas e palestras. Não se preocupe, você vai terminar. Tente se lembrar por que está fazendo o curso, relendo suas atribuições anteriores e sua declaração pessoal para tentar recapturar aquela centelha inicial de entusiasmo.

4. Você perdeu um prazo

Os prazos podem ser muito intimidantes, e perder um pode ser uma experiência muito estressante. No entanto, você definitivamente não será a primeira pessoa a fazer isso e as instituições têm políticas para ajudá-lo a voltar aos trilhos. Tudo o que você precisa fazer é agir rapidamente e falar com seus tutores e consultores para que eles possam lhe dizer quais opções você tem.

5. Você tirou nota baixa

Receber uma nota baixa em uma tarefa pode ser devastador, especialmente se você trabalhou muito. Tente não levar isso a sério; leia os comentários do seu tutor e aplique seus conselhos em sua próxima tarefa. Se você não tem certeza do que deu errado, agende uma conversa com seu tutor para entender melhor como evitar cometer os mesmos erros no futuro.

6. Você luta para encontrar tempo para estudar

Este é um problema extremamente familiar, esteja você estudando meio período ou período integral; família, trabalho e outras responsabilidades exigem tempo e atenção e a melhor maneira de superar esse problema é fazer um cronograma realista e cumpri-lo. Ou você sempre pode ler nossas dicas sobre como encontrar tempo no seu dia que você não sabia que existia.

7. Você não consegue parar de procrastinar

Telefones, tablets, TVs, computadores, consoles de jogos – as telas estão por toda parte hoje em dia – e todas estão repletas de jogos e aplicativos projetados para distraí-lo e diminuir sua produtividade. Se você realmente está tendo problemas para se concentrar, a solução mais fácil é fazer o impensável e evitar completamente seus dispositivos. Tentando ir à biblioteca e deixar o telefone em casa, o Facebook ainda estará lá quando você voltar.

8. Você não consegue lidar com a carga de trabalho

As exigências de um curso muitas vezes podem ser um choque para os novos alunos, introduzindo conceitos intimidadores como prazos e contagem de palavras. Se você sentir que está ficando para trás, não entre em pânico, você logo entrará no ritmo. Crie um plano viável (e cumpra-o) e lembre-se de que seus tutores definiram uma quantidade de trabalho possível; eles não estão preparando você para falhar.

9. Você está preocupado com sua carreira

Muitas pessoas estudam para obter uma qualificação apenas pelo prazer de aprender, mas, na verdade, a maioria também deseja melhorar suas perspectivas de emprego. Se você está preocupado com a estagnação de sua carreira enquanto dedica seu tempo livre aos estudos, tente se lembrar de trabalhar em suas habilidades transferíveis, retocar seu currículo ou até mesmo fazer algum trabalho voluntário na função escolhida, se puder.

10. Você tem preocupações financeiras

Estudar para obter um diploma ou qualquer qualificação é um grande investimento, mas não se esqueça que as recompensas também são ótimas. Os graduados têm mais chances de ganhar mais no futuro, e atualmente existem muitos esquemas, descontos e bolsas de estudo para ajudar os alunos a financiar seus estudos. Se você está lutando, fale com sua universidade. Novamente, você não estará sozinho e as instituições têm políticas para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.