Por que um conhecimento multifacetado de gestão esportiva é importante para eventos como a Copa do Mundo?

A indústria do esporte teve um crescimento significativo nos últimos anos. Espera-se que cresça ainda mais nas próximas décadas, com as maiores instituições e organizações esportivas adaptando sua abordagem de expansão por meio de perspectivas comerciais, corporativas e de varejo. A Copa do Mundo da FIFA, estabelecida em 1930, é um dos muitos exemplos de como os grandes eventos esportivos seguem as tendências da indústria atual, com essas perspectivas em primeiro plano quando se trata de planejar e realizar um torneio desse tipo.

Mas o que é preciso para organizar eventos esportivos desse porte? Neste artigo, vamos mergulhar nas habilidades, conhecimentos e disciplinas vitais para o lado comercial dos esportes e como nosso currículo de Mestrado em Gestão e Negócios Esportivos pode ajudá-lo a se destacar na indústria esportiva.

Estratégia e Governança Esportiva

A estratégia e Governança Esportiva permitirá que você mergulhe nas ferramentas e técnicas de planejamento estratégico e nas formas pelas quais os recursos e capacidades da organização podem ser desenvolvidos. Esse conhecimento é vital quando se trata de preparação para um grande torneio como a Copa do Mundo, onde os candidatos devem demonstrar conformidade com as políticas e governança do evento. Nesse caso, pode incluir o registro das licitações, o envio dos documentos de licitação à FIFA, as visitas de inspeção da FIFA e a participação em um processo de votação transparente em que o vencedor da hospedagem é decidido pela maioria por meio de um sistema de votação exaustiva.

Operações Esportivas e Eventos

O conhecimento da gestão sustentável de eventos é crucial quando se trata de atividades relacionadas à realização de grandes eventos para garantir que os padrões internacionais de segurança e proteção de grandes eventos, bem como para serviços médicos e de saúde, sejam atendidos. O módulo Sports Operation and Events foi desenvolvido para permitir que você gerencie e avalie com confiança a operação de instalações esportivas, estádios, arenas e eventos para criar uma experiência esportiva de qualidade.

Olhando para a Copa do Mundo da FIFA como exemplo, isso pode incluir a compreensão de certos requisitos que os licitantes vencedores devem atender para sediar. Esses requisitos são avaliados por meio do processo de avaliação da FIFA, cujo papel é considerar os riscos operacionais potenciais e sua probabilidade em áreas como competição (construção e operação de estádios, instalações de times, eventos relacionados à competição), transporte (aeroportos e conexões internacionais, e transporte da cidade anfitriã), acomodação, TV (centro de transmissão internacional) e experiência geral do torcedor.

Contexto global dos negócios esportivos

A evolução do esporte em uma estrutura global de interação social e comercial exige que os futuros praticantes de negócios esportivos tenham uma compreensão robusta e reflexiva da globalização dos esportes quando, por exemplo, sediarem grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Isso inclui a história do esporte, determinando características, influências e questões contemporâneas para a prática futura. A organização de um evento tão importante também requer uma perspectiva ampla das implicações globais que pode acarretar. Por esta razão, o módulo Contexto Global de Negócios Esportivos visa fornecer a você uma visão geral da arena esportiva global, além de equipá-lo com uma lente crítica para avaliar a prática e o impacto dos negócios esportivos para, em última análise, equipá-lo para o emprego em , por exemplo, administração esportiva e funções de desenvolvimento.

Marketing Esportivo e Patrocínio

Quando se trata de marketing e patrocínio esportivo no contexto esportivo, é crucial considerar a importância contemporânea emergente das tecnologias digitais e da análise de dados. Como marketing e patrocínio são dois dos principais impulsionadores comerciais da indústria do esporte que diferem tanto na conceituação quanto na implementação prática, o módulo de Marketing e Patrocínio Esportivo apresenta aos alunos as diferenças fundamentais entre os dois.

Ao sediar a Copa do Mundo e outros eventos esportivos globais, é adequado que a instituição passe por um rigoroso processo de avaliação ao selecionar a sede do torneio. Os assuntos de marketing, mídia e comunicação do candidato ou do país, como classificação de TV e receita de direitos de mídia, são normalmente levados em consideração devido a esta ser uma fonte significativa de receita para a instituição.

Liderança no esporte

A capacidade de demonstrar um alto nível de liderança é vital na organização e realização de eventos esportivos. O módulo Liderança no Esporte explora a noção de liderança responsável e seu significado para organizações esportivas, como a Copa do Mundo da FIFA, para garantir que valores e comportamentos éticos sejam praticados e mantidos. Neste módulo, você aprenderá os princípios do desenvolvimento de equipes de alto desempenho, examinará os casos de comportamento antiético de liderança dentro esportes e mergulhar nas teorias de liderança no contexto dos esportes. Com esse conhecimento recém-adquirido, você poderá refletir sobre sua própria perspectiva de liderança, como ela surgiu e ações para o desenvolvimento.

Análise de negócios esportivos

As tecnologias digitais estão revolucionando a maneira como as organizações coletam, armazenam e usam dados para fins de tomada de decisão baseada em evidências. Possuir uma compreensão geral das técnicas de análise quantitativa e suposições subjacentes, bem como ter uma compreensão das técnicas de visualização de dados, identificar insights e apresentar dados complexos é vital na gestão esportiva. Algumas das aplicações desta disciplina podem ser implementadas na criação de um sistema de classificação e formato de programação para eventos esportivos como a Copa do Mundo. Portanto, o módulo Sports Business Analytics foi projetado para desenvolver sua alfabetização digital em torno da operacionalização de análises no contexto de negócios esportivos e utilizar os dados para informar decisões de negócios acionáveis.

Financiamento Esportivo

O módulo Sports Finance visa desenvolver sua compreensão dos principais elementos financeiros e seu impacto em uma instituição ou órgão esportivo, bem como em eventos. O currículo é modelado por estudos de caso da vida real projetados para equipar nossos alunos com conhecimento da indústria. Isso inclui focar no balanço patrimonial, decompondo-o nos principais ativos que são usados por uma instituição esportiva e nos meios alternativos pelos quais esses ativos são financiados. Você também aprenderá os conceitos de probabilidade e equilíbrio na demonstração de resultados, pois essas informações essenciais são usadas para identificar os principais fluxos de receita e custos envolvidos na execução de um evento esportivo, juntamente com as diferenças entre lucros e fluxos de caixa. No caso da Copa do Mundo, por exemplo, o país que vencer a licitação pode ter como objetivo gerar receita com a venda de ingressos ou turismo, enquanto a instituição, neste caso, a FIFA, pode considerar a classificação de TV e os direitos de mídia do país como a principal fonte de receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.