Todos nós sabemos que o Planeta Terra está em apuros. As Nações Unidas prevêem que até 2030 será tarde demais para impedir os danos causados pelas mudanças climáticas causadas pelo homem. Questões sociais e desigualdades ameaçam dividir comunidades e países, e a pandemia de COVID-19 e a guerra na Ucrânia causaram crises econômicas e de saúde. Unir-se para fazer mudanças coletivas nunca foi tão urgente – e ao maximizar sua sustentabilidade, as empresas podem desempenhar um papel importante.
O que é sustentabilidade nos negócios?
Quer se trate de minas de carvão e cobre despejando resíduos tóxicos em rios ou uma cultura “tóxica” no local de trabalho que afeta a saúde dos funcionários, quando as empresas não assumem a responsabilidade por seu impacto, isso pode levar à degradação ambiental, desigualdades e injustiças sociais.
Sustentabilidade significa fazer negócios sem efeitos nocivos ou negativos sobre o meio ambiente, a comunidade ou a sociedade como um todo (o chamado “triple bottom line” de equilibrar lucros, pessoas e planeta). Em vez disso, um negócio sustentável terá como objetivo causar um impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente – ou em ambos.
Mais e mais organizações estão incorporando a sustentabilidade em suas estratégias de negócios porque percebem que práticas de negócios éticas e sustentáveis não são apenas boas para o planeta, mas também aumentam a retenção e o recrutamento de pessoal, melhoram sua marca e levam a um maior sucesso. Em uma pesquisa recente da McKinsey, 70% dos entrevistados disseram que suas empresas têm uma governança formal de sustentabilidade em vigor.
Como funciona a sustentabilidade empresarial na prática?
Cada empresa terá seu próprio conjunto exclusivo de estratégias de sustentabilidade que se vinculam a seus objetivos e valores maiores, mas alguns exemplos de sustentabilidade empresarial podem ser:
- Usar materiais sustentáveis no processo de fabricação
- Otimizar as cadeias de suprimentos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa
- Contar com fontes de energia renováveis para instalações de energia
- Patrocinar fundos de educação para crianças e jovens na comunidade local.
De acordo com a McKinsey, a chave para motivar as empresas a adotar uma mentalidade sustentável é alinhá-la aos objetivos, missões ou valores de uma empresa; construir, manter ou melhorar a reputação; atender às expectativas do cliente; e desenvolvendo novas oportunidades de crescimento. Dessa forma, fazer o bem pode ajudar diretamente uma empresa a ter um bom desempenho.
Quais são os benefícios mais amplos de se tornar mais sustentável?
Além de ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, a sustentabilidade também pode fornecer uma vantagem competitiva e impulsionar o sucesso dos negócios. Muitos investidores agora usam métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) para avaliar o impacto ético e ambiental e as práticas de sustentabilidade de uma organização. Como parte disso, eles examinam coisas como a diversidade de membros do conselho de uma empresa, pegada de carbono, uso de água e projetos de desenvolvimento comunitário.
Uma avaliação de 56 estudos acadêmicos pelo Deutsche Bank mostrou que as empresas com altas classificações para fatores ESG têm um menor custo de dívida e patrimônio; 89% dos estudos revisados mostram que as empresas com altas classificações ESG superam o mercado tanto no médio prazo (três a cinco anos) quanto no longo prazo (10 anos). Pesquisas adicionais da McKinsey mostram que as iniciativas de sustentabilidade podem ajudar a melhorar o desempenho financeiro e, ao mesmo tempo, promover o apoio público.
Seis dos melhores
Da cerveja aos computadores e do chá aos mecanismos de busca, aqui estão seis empresas inspiradoras que estão colocando a sustentabilidade no centro de seus negócios.
Chá confiável
A empresa familiar de chá e café Taylor’s of Harrogate talvez seja mais conhecida por seu premiado chá Yorkshire. A empresa prioriza as pessoas e o planeta, construindo bons relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores e adquirindo de forma sustentável todos os seus ingredientes. Eles mediram consistentemente as emissões médias de carbono de todas as partes do processo de produção de chá e café e agora são neutros em carbono, após uma colaboração com a Agência de Desenvolvimento do Chá do Quênia, por meio da qual a Taylor’s oferece incentivos para mais de 7.000 agricultores plantarem quase 2 milhões de -absorção de árvores. Além disso, a Taylor’s se comprometeu a tornar todas as suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.
Pão para cerveja
É um fato revelador que quase metade (44%) de todo o pão que consumimos no Reino Unido acaba sendo jogado fora, gerando gases de efeito estufa que aquecem o planeta, como o metano, à medida que se decompõe. Outra empresa com sede em Yorkshire, a Toast Ale, está combatendo o desperdício de alimentos e usando-o para obter lucro usando pão não vendido e crostas de padarias para fazer sua premiada cerveja artesanal. A Toast também não fica com o lucro – ela dá 100% de seus lucros para instituições de caridade que fazem campanha para resolver o problema de desperdício de alimentos de £ 20 bilhões no Reino Unido.
Poder de pavimentação
Bater nas calçadas agora pode gerar eletricidade limpa e verde, graças à engenhosidade da startup britânica Pavegen. A empresa inventou ladrilhos de pavimentação especiais que convertem passos em energia cinética através de geradores eletromagnéticos. Agora, suas unidades geradoras de energia foram instaladas em shopping centers, centros de transporte e até mesmo em campos de futebol em 36 países.
Revivendo computadores antigos
A Computação Circular oferece às grandes empresas um “ganho rápido” ao impulsionar suas metas de sustentabilidade, ajudando-as a prolongar a vida útil da TI corporativa. Em vez de usar matérias-primas para construir um novo laptop, a empresa desmonta laptops e computadores antigos ou desativados, conserta e atualiza as peças existentes e depois as remanufatura do zero. A empresa facilita para empresas e consumidores particulares a compra de laptops de nível empresarial de marcas líderes, sustentáveis e neutros em carbono. Além disso, ao usar o serviço da Circular Computing, eles podem melhorar a sustentabilidade corporativa, ser socialmente responsáveis, melhorar seus resultados e ajudar na transição para uma economia circular.
Plantas, não plástico
Os materiais à base de plantas estão substituindo os plásticos poluentes nas cozinhas em todo o Reino Unido, graças aos produtos sustentáveis da empresa escocesa Vegware. A empresa em crescimento exponencial fabrica recipientes e utensílios de cozinha ecológicos a partir de plantas usando materiais renováveis, de baixo carbono, reciclados ou recuperados. Além disso, os produtos podem ser compostados após o fim de sua vida útil. A Vegware possui uma gama de 300 produtos vendidos em mais de 70 países e tem um faturamento muito saudável de £ 45,9 milhões.
Clique para árvores
Ecosia, ‘O motor de busca que planta árvores’ é a principal alternativa verde do mundo ao Google. A empresa usa a receita de publicidade obtida com as pesquisas das pessoas na Internet para ajudar causas sustentáveis em todo o mundo. A Ecosia doa impressionantes 80% de seus lucros para organizações sem fins lucrativos que ajudam a combater o desmatamento. A empresa tinha 15 milhões de usuários ativos até o final de 2020 e, até o momento, plantou pouco menos de 160 milhões de árvores.
annabrown
22 de abril de 2021Wow, cool post, thanks for sharing.
cmsmasters
22 de abril de 2021Happy to be of service.